terça-feira, 5 de agosto de 2025

Arlyson Gomes é eleito presidente do Comitê Nacional de Arte Brasileira conforme o novo estatuto


O Comitê Nacional de Arte Brasileira (CNAB) realizou, em 5 de agosto de 2025, Assembleia Geral destinada à aprovação do novo estatuto social e à eleição da Diretoria Executiva.

Com a entrada em vigor do novo estatuto, a Assembleia deliberou pela invalidação das eleições anteriores, realizadas em 10 de dezembro de 2024, nas quais Arlyson Gomes havia sido eleito com 65,08% dos votos contra a chapa RenovaCNAB, liderada por Vandeuarley, que obteve 34,92%. À época, participaram 336 delegados do processo eleitoral.

Segundo decisão da Assembleia, a eleição de dezembro foi considerada sem efeito jurídico, uma vez que a refundação institucional, acompanhada da aprovação do novo estatuto e da constituição de novo CNPJ, exigia a realização de um novo processo eleitoral para escolha de um novo presidente.

Na mesma reunião de 5 de agosto de 2025, o jornalista e pesquisador Arlyson Gomes, que já havia sido escolhido no pleito anterior, foi novamente eleito presidente da Diretoria Executiva, agora para o mandato de 2025 a 2031.

O CNAB passa, a partir deste processo, a atuar com CNPJ próprio e nova estrutura organizacional, estabelecendo-se em um período de reconstrução institucional.

A eleição e posse foram homologadas pela presidenta da Assembleia Geral, Manuelle de Souza Costa Vieira, que presidiu os trabalhos e declarou a validade do processo.